TRAJETÓRIA
Deputada Sílvia Cristina presta depoimento em livro sobre câncer

Data da noticia:

A deputada federal Silvia Cristina (PL) é uma das personagens do livro “O Dilema de PI – Desafios no Caminho do Paciente com Câncer no Brasil”, de autoria do jornalista Octávio Nunes, que reúne uma série de relatos de pessoas que passaram pelo tratamento de câncer no Brasil.

“Tive a honra de participar do livro que relata com verdades o que os pacientes passam durante o tratamento de câncer em diversas partes do país. Eu sou uma das milhares mulheres sobreviventes nesta batalha que é muito desigual, quanto se trata de recursos para combater a doença”, afirmou Silvia Cristina.

Além dos pacientes, foram entrevistados médicos, pesquisadores, especialistas, líderes da área da Saúde e representantes de organizações não-governamentais para contextualizar as inúmeras questões em torno dos relatos coletados.

O livro mostra, por meio de depoimentos de pacientes e de especialistas, que o sistema de saúde brasileiro, embora com significativos e reconhecidos avanços, especialmente no segmento privado, está muito distante de oferecer o melhor, o mais digno e o mais acessível tratamento ao paciente de câncer.

Ela aborda, principalmente, a jornada posterior ao diagnóstico, quando o paciente busca acesso aos tratamentos mais adequados. Os depoimentos revelam incertezas e inseguranças, especialmente quando o paciente depende apenas do sistema público de saúde.

“Sei exatamente do que trata o livro. Passei por muitas situações para tratar um câncer de mama, e consegui vencer. Desde então, venho lutando para reduzir a distância entre os centros de tratamento e os pacientes de Rondônia e outros estados da região Norte”, acrescentou.

O livro mostra, por meio de depoimentos de paciente e de especialistas, que o sistema de saúde brasileiro, embora com significativos e reconhecidos avanços, especialmente no segmento privado, está muito distante de oferecer o melhor, o mais digno e o mais acessível tratamento ao paciente de câncer.

São muitos desafios no caminho de quem tem a doença no Brasil e não há uma única explicação para isso. Segundo o autor.

Por meio dos depoimentos dos pacientes é possível extrair sentimentos como medo, frustração, insegurança, incertezas e falta de confiança no sistema, muito embora, ilhas de excelência em atenção e assistência no sistema público possam contrapor determinadas percepções, ainda que isso não valha para todos os casos.

Para especialistas, médicos, pesquisadores, líderes do segmento de saúde e representantes dos pacientes ouvidos no livro, há muito a ser feito em termos de políticas públicas, gestão, qualificação dos profissionais, diálogo, informação qualificada e objetividade no gerenciamento do sistema que envolve os entes da federação.



Compartilhe esta noticia com seus amigos:






Um produto da
Empresa Jornalística CP de Rondônia Ltda.
@Todos os direitos reservados